Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dez minutos por semana e Cingapura baixou em 90% a incidência de dengue em 6 anos

Nosso país é uma beleza. Enquanto vemos amigos e parentes morrerem de dengue, a corrupção come solta e os fumacês só aparecem quando a epidemia está instalada. Fazer o quê, se nossa população não reage a este esquema de corrupção que, além de nos multitributar, é responsável por nossas desgraças. O desvio de dinheiro é tão devastador quanto um terremoto de 7 graus na escala Richter ocorrido no Haiti, ocasionando muitas mortes por doenças preveníveis, miséria, devastação, violência, deficiência educacional entre outros. Mas o que é mais triste é que até hoje rola na justiça a briga dos agentes da Fundação Nacional de Saúde e o governo que os demitiu há algum tempo, quando não tínhamos este quadro caótico na saúde que compromete até mesmo nossa imagem no exterior.
Mas enquanto eles brigam na justiça, vamos amenizar os prejuízos gastando apenas 10 minutinhos por semana para realizar um protocolo de prevenção à proliferação do mosquito. Esta cartilha foi divulgada nesta semana nos jornais e vem de um pequeno país asiático chamado Cingapura. A Fiocruz não disponibilizou ainda a cartilha no seu site, mas iniciou a campanha no Leme... Tomei a liberdade de dar recomendações enquanto não editam a tal cartilha. Veja onde você se encaixa e colabore.
  1. caixa dágua completamente vedada, impedindo que os mosquitos entrem e ponham seus ovos; o mesmo com latões, bebedouros de animais, etc; higienize sempre os tambores com água sanitária para matar larvas e ovos do mosquito
  2. calhas sempre limpas para evitar empoçamento e criadouro de mosquitos;
  3. água empoçada em lajes ajudam proliferação dos mosquitos;
  4. dar descarga em banheiros pouco usados;
  5. vasos de plantas: o melhor é não ter bandejas;
  6. garrafas emborcadas;
  7. pneus velhos, melhor não tê-los. Se tiver, esvaziar as poças após chuvas ou guardá-los em local coberto
  8. bandejas atrás de geladeira: esvaziar (não sei quem inventou isso...)
  9. bromélias são excelentes criadouros de mosquito;
  10. acabe com lixo exposto (acondicione em sacos fechados, longe do alcance de animais);
  11. água sanitária nos ralos ( a Anvisa já está regulamentando);
  12. tratar regularmente a piscina;
  13. cobrar da FIOCRUZ a divulgação da cartilha completa online;
É evidente que estes cuidados não serão divulgados como deveriam ser pelo governo, então faça sua parte. Organize mutirões, imprima folders em programas simples do WORD e distribua. Peça a  seus amigos para fazer o mesmo. A desinformação neste país é enorme. Juntos acabaremos com a dengue no Brasil, e com a corrupção também!
Abraços
Solange

Nenhum comentário:

Postar um comentário